ALR Materiais Elétricos utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.

Blog

Confira a seguir as últimas notícias sobre Instalações e o mercado de materiais elétricos.

Você encontra conteúdos exclusivos e as principais recomendações e informações produzidas especialmente por nossa equipe de ESPECIALISTAS.

uploads/chamada1.png ACEITAMOS TODOS OS CARTÕES CARTÃO BNDES E CHEQUE MORADIA
uploads/chamada2.png FRETE GRÁTIS PARA A GRANDE GOIÂNIA
uploads/chamada3.png ENVIAMOS PARA TODO O BRASIL
uploads/chamada4.png SUPORTE TÉCNICO

Atuadores e Pré Atuadores

Atuadores Materiais Elétricos
COMPARTILHE

Atuadores são equipamentos ou dispositivos que convertem energia elétrica, hidráulica ou pneumática em mecânica através de sistemas de transmissão, a energia que é gerada pelos atuadores é direcionada para onde houver movimento. Atuadores são elementos finais de controle e sinal de comando recebido, atuando na resposta do processo.


O atuador que recebe a energia converte e conecta nele uma automação mais ágil e útil para o ambiente em que se encontra, os movimentos angulares e rotacionais, exercendo velocidade ou não, devem ser alimentados com bastante energia para um funcionamento contínuo, temos como exemplo motores de indução e servo motores.


Atuadores mais utilizados e suas funções


Os atuadores pneumáticos são adequados para aplicações que demandam movimentos linear e curtos, que seja ágil em uma operação de transferência, montagem de tampa, aperto e esteiras, dentre outros. Se alimentam de ar comprimido por isso são conhecidos como pneumáticos.


Porém, os atuadores hidráulicos são bastante utilizados em grande maioria quando é necessário obter bastante força ou quando necessita de um controle preciso, mesmo ocorrendo este caso, os atuadores tendem a ser substituídos por servo motores, sendo alimentados com óleo hidráulico.


Por outro lado, os atuadores que são mais utilizados são cilíndricos e motores de corrente contínua e alternada, na maioria das vezes são controlados  por CLPs e Controladores.  O CLP aciona uma válvula solenóide que libera o ar para acionar o cilindro pneumático. Sendo assim, comandar um contador ou inversor de frequência de forma com motores se movimentem. Mesmo tendo todo esse suporte há casos que necessita de um operador para comandar.


O pré atuador


O pré atuador aplica em casos onde é necessário uma amplificação do sinal de controle, havendo uma resposta do atuador que seja acionado. Identificamos os pré atuadores sendo válvula solenoide, contator e inversora.
 


As vantagens dos atuadores 


Os meios de produção e inovação tem evoluído bastante o mercado dos atuadores e com isso traz inúmeras vantagens como aumento de produtividade, melhoria de qualidade, redução de custos, segurança dos trabalhadores, capacidade para monitorar.


Para ocorrer uma comunicação fácil entre diversos equipamentos de fabricantes diferentes mantém uma comunicação padronizada que é chamada FIELDBUS. Os protocolos criados são utilizados na automação industrial e é conhecido como PROFIBUS, um sistema dito multimestre que permite uma operação conjunta dos equipamentos e terminais e seus respectivos.
 
E com isso economize tempo e recursos da sua empresa.

Deseja adiquirir atuadores e outros equipamentos para melhorar o seu desempenho de energia elétrica? Entre em contato com a ALR!