Blog
Confira a seguir as últimas notícias sobre Instalações e o mercado de materiais elétricos.
Você encontra conteúdos exclusivos e as principais recomendações e informações produzidas especialmente por nossa equipe de ESPECIALISTAS.




Como utilizar de maneira correta o DPS

O DPS (Dispositivo de Proteção Contra Surtos) é um dispositivo de extrema importância e que só deve ser instalado através de um aterramento realizado na estrutura. O DPS protege diretamente a rede elétrica interna, o equipamento contra uma sobrecarga pesada (pulso de alta tensão) causada por um surto atmosférico externo, até mesmo fenômenos naturais.
Um produto que carece de informação e não pode haver erros na sua escolha, o planejamento do uso tem que ser atento e certeiro.
Como um DPS funciona?
O DPS é essencial para proteger os equipamentos elétricos e eletrônicos, evitando com que eles queimem ou causem um estrago maior.
Possui três classes de DPS, porém a funcionalidades de todos eles é a mesma, sendo que o dispositivo de proteção de surto funciona a partir da interação de componentes e materiais internos, sendo varistor, que desempenha um trabalho essencial para o desenvolvimento do DPS.
O Varistor é um resistor elétrico que depende da tensão para mudar o valor de sua resistência, quanto maior a tensão, menor é a oposição à passagem da corrente elétrica, e quanto menor o valor da tensão maior a resistência e a funcionalidade do dispositivo.
A vantagem do varistor é seu tempo resposta que é extremamente rápido e direto.
Quando ocorrer o surto na rede, a tensão fica extremamente alta, com uma tensão que tende ao infinito e passa pelo DPS sua resistência tende a zero, e quando ocorre oferece um caminho com menor oposição à passagem elétrica, escoando toda aquela energia que ali se encontrava, com o varistor atuando dentro do dispositivo de proteção.
Entender que o DPS desvia esse surto para o sistema de aterramento, o desvio ocorre numa velocidade em fração de segundos, não havendo o disparo do disjuntor, o tempo acaba não sendo suficiente para detectar a fuga pelo sistema de maneira eficiente no sistema de aterramento, por isso o DPS funciona estando conectado em um terminal e terra em outro no sistema.
Acionado o DPS ele se fecha em fase e terra, sendo o período de tempo cauteloso e extremamente curto, após todo esse processo a proteção do dispositivo não deixa haver dano algum a instalação.
Mas se esse dispositivo queimar ou haver algum dano, a proteção de queima e curto entre fase e terra é permanente e desconecta todo o processo de circuito.
Como escolher o DPS corretamente
Devemos nos atentar aos detalhes e levar em consideração muitos fatores:
O local em que ele será instalado, determinar qual a classe que será utilizada, determinar qual será a máxima tensão de operação do dispositivo e máxima corrente e isso não pode ser feito de forma errada.
A escolha certa do dispositivo protege contra surto, e selecionar um de modo correto, fácil e com segurança trará menos preocupações.
O que é necessário para dimensionar um DPS?
- Onde o DPS será instalado? (QGBT, QD)
- Qual o tipo de aterramento? (TT, TN-C, TN-S)
- Quantidade de condutores? (Alimentação Trifásica, Bifásica ou Monofásica)
- Qual a tensão nominal? (230V / 380V)
- Tipo de estabelecimento? (depósitos de explosivos, comércio, indústria, residência)
- Local possui para-raios?
- Nível de tensão de suportabilidade dos equipamentos eletroeletrônicos a serem protegidos (Tensão Up).
E com essas informações será possível especificar:
- Classe do DPS (I, I+II, II, III)
- Corrente nominal de descarga e/ou corrente de impulso
- Nível de proteção (UP)
- Máxima Tensão de operação contínua (UC)
- Suportabilidade a sobretensões temporárias
- Suportabilidade à corrente de curto-circuito.
Além disso, quando utilizados em mais de um ponto da instalação (em cascata), os DPS devem ser selecionados levando-se em conta também sua coordenação.
Mesmo que o surto de energia que é ocasionado por descargas atmosféricas e seja de alta potência, não existem riscos, o DPS é feito para suportar qualquer corrente que por ali passe, mesmo chegando a kiloampère . O princípio do funcionamento será o mesmo, independente do surto elétrico, a proteção do dispositivo é alta e o desvia pelo sistema de aterramento.
Precisa de materiais elétricos de qualidade e segurança? Aqui na ALR você encontra os melhores materiais elétricos, fale agora com a nossa equipe!